parte 2 parte 2 parte 2
MENU
  • EQUIPAMENTO: AFINAL, QUAL CÂMERA EU COMPRO?

    equipamento:-afinal,-qual-camera-eu-compro?

    A primeira e uma das grandes dúvidas dentro da fotografia odontológica é essa: qual câmera adquirir. A dúvida surge depois da percepção de que o celular não atinge ou não supre as expectativas atuais, principalmente para quem visa melhorar sua odontologia.

     Ainda assim, perguntar qual câmera comprar não é a pergunta correta, o equipamento ideal não se trata apenas de uma câmera e sim de um conjunto composto em 3 partes que são: câmera, lente e flash. Porém, é claro que existe alternativas mais baratas ou essas 3 partes podem sem compradas aos poucos, de acordo com o orçamento disponível.

     O primeiro impedimento talvez seja o preço; por isso, geralmente escuto as pessoas dizendo que não precisam de tanto ou que não saberão mexer, etc. Aqui então, entra o “valor” dado a esse investimento. Vejo que muitos possuem celular último modelo, um carro novo, fazem viagens e percebo que a reclamação talvez não seja tanto pelo custo e sim o que comentei: o “valor” que é visto nesse tipo de equipamento.

    O que comprar?

    Se o preço é realmente um impedimento você tem duas alternativas: continuar com o celular ou investir em uma câmera do tipo compacta avançada (semi-profissional) que não é o ideal, mas ainda é melhor que o celular.
    Recomendação:

    - Sony H400 ou Hx400v.

    - Nikon P530 ou P610.

    Agora, se o preço for um problema transitório ou não for um problema, então a recomendação é comprar o conjunto completo ou por partes.

    Recomendação:

    -  Canon T5, T5i ou T6i, Lente Canon 100mm macro e Flash Circular Canon ou Yongnuo.

    -  Nikon D3300 ou D5500, Lente Nikon 85mm micro e Flash Circular Sigma.

    Se o conjunto completo ficar pesado financeiramente é possível comprar apenas a câmera e depois o resto do equipamento, ou comprar pelo menos a câmera e a lente, depois o flash.

    É possível investir mais comprando um flash adequado para região anterior e um próximo passo seria um estúdio.

     

    Mas e os acessórios?

    Agora, imaginemos essa cena: você utilizando um equipamento fotográfico novinho (seja o conjunto ou apenas a câmera) e afastando os lábios do paciente com os dedos. Não fica muito legal, não é?

    Por isso necessitamos de alguns acessórios para poder realizar as fotografias intra-orais, a boa notícia é que o custo baixo possibilita comprar maiores quantidades e possuem a vantagem de serem autoclaváveis.

    O mínimo que recomendo é o par de Afastadores Labiais em ‘C’ para fotografia intra-oral frontal. É claro que não será apenas um par, mas pelo menos 3 ou 4 pares de cada modelo dependendo da demanda de pacientes.

    O ideal seria comprar diversos acessórios e os recomendados para a realização de uma fotografia mais completa e fácil.

    -  Afastador Labial em ‘C’ (Foto Frontal)

    -  Afastador Labial em V (Foto lateral de Ortodontia)

    -  Afastador MF (Foto Oclusal)

    - Expandex (Foto Frontal e atendimento clínico)

    - Contraste nº 7 (Fundo para foto Frontal),

    - Contraste nº 8 (Fundo para foto em dentes posteriores),

    - Espelho Metálico IBM004 e IBM005 (Foto Oclusal),

    - Espelho Metálico IBM002 (Foto Oclusal de hemi-arcada),

    É interessante que se compre mais de um par de afastadores para poder utilizar em pacientes em sequência. Há também a versão em preto (black) de alguns dos afastadores.


Prof. Dr. Ivan Yoshio