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  • COMO O SAC 2.0 PODE AJUDAR SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA?

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    Os pacientes da sua clínica estão cada vez mais conectados e utilizam as redes sociais onde quer que estejam para emitir opiniões, reclamações, críticas, sugestões e ideias valiosas, que estão chegando até você mesmo que você não peça. Esse é o chamado SAC 2.0, em que o atendimento ao público é feito por meio das redes sociais. Se você não sabe do que se trata e se sua clínica ainda não despertou para essa necessidade, esse texto é para você! Falaremos um pouco dessa tendência que veio para ficar, destacando suas vantagens e dando algumas dicas de como aproveitá-la. Confira!


    Do SAC tradicional ao 2.0

    Antes de as redes sociais ganharem a força que têm hoje, o atendimento das clínicas se restringia às vias tradicionais, com telefonemas ou presencialmente. O diálogo era entre a clínica e o paciente apenas. Porém, o que ocorre hoje é bem diferente. Evidentemente, esse diálogo ainda pode ser feito por vias tradicionais, mas está se tornando cada vez mais comum utilizar as redes sociais. Tudo o que os pacientes dizem nelas é público e pode ser visto por todos, então tornou-se mais importante do que nunca responder de forma ágil, atenciosa e respeitosa.


    As vantagens do SAC 2.0

    É muito fácil fazer reclamações em redes sociais, e por isso elas são o principal meio ao qual as pessoas recorrem. As reclamações agora têm mais visibilidade e podem ser usadas pelas clínicas para fidelizar e encantar os pacientes que estão em contato com elas. O SAC 2.0 tem a vantagem ainda de ser ágil e gratuito.

    Além disso, o maior número de feedbacks que se recebe também ajuda que a clínica tenha uma fonte constante de ideias, que podem gerar melhorias em seus produtos, serviços e atendimento. É claro que não é toda crítica e sugestão que será acatada, é preciso ter um filtro e selecionar aquelas ideias que têm de fato um potencial para agregar algo positivo ao negócio. Por exemplo, uma clínica detecta que muitos pacientes estão questionando a respeito de um novo produto que ela ainda não vende, mas que tem a ver com seu negócio. Essa é claramente uma oportunidade boa de rever seu mix e acrescentar o item que está com uma grande demanda.


    Algumas práticas de SAC 2.0

    Primeiramente, é preciso que a clínica tenha perfis oficiais nas principais redes onde pode contribuir com conteúdos de qualidade. É necessário, em seguida, responder as mensagens recebidas com cordialidade e atenção, em vez de dar informações incompletas ou encaminhá-los para outro canal. Se feito corretamente, isso será bem-visto pelo público e será muito benéfico para a imagem da clínica.

    Fazer um monitoramento sobre o que é dito, mesmo fora dos canais oficiais, é uma boa forma de captar mais opiniões e saber como está a imagem da clínica. Isso tudo pode ser feito por funcionários capacitados ou por terceirização.

    E então, pronto para implementar estratégias de SAC 2.0 na sua clínica? Deixe nos comentários o que pensa a respeito do tema e se ficou alguma dúvida!


Marcos Ferreira

Publicitário, pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing. Docente do Ensino Superior, atualmente é professor nos cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda e Administração da Faculdade Arthur Thomas e da Unopar, em Londrina - PR.  Autor dos livros “Eleições na Era Digital – Como vencer os novos desafios!” e “Seja um profissional 2.0 – Como conseguir um novo emprego, aumentar o networking e gerar novas oportunidades com a ajuda da internet.” É, também, palestrante e consultor de novas tecnologias e marketing digital. É diretor adjunto de novos negócios da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda de Londrina e trabalha há mais de 15 anos com assessoria de marketing especializado para dentistas.