parte 2 parte 2 parte 2
MENU
  • TRATAMENTO ESPECIAL PARA PACIENTES HIPERTENSOS

    tratamento-especial-para-pacientes-hipertensos-

    Pacientes em condições de saúde especiais exigem mais atenção no tratamento odontológico. É o caso das pessoas hipertensas, onde a anamnese detalhada é fundamental para o sucesso dos procedimentos.

    Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta. Trata-se de uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.  Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço muito maior que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo.

    A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

    Na cirurgia odontológica é importante controlar a ansiedade destes pacientes, seja de forma oral ou inalatória. Outro ponto que é preciso ter cuidado, é na escolha da técnica anestésica, que precisa ser diferenciada para pacientes nesta condição.

     

    Exames

    Uma dica que os especialistas dão é solicitar exames que complementem o que foi atestado na anamnese, como o coagulograma, que verifica se o paciente está apto à cirurgia, e o exame de hemoglobina glicosilada. Este último exame citado é importante porque, segundo as estatísticas, 20% dos pacientes hipertensos têm diabetes e não sabem, e essa condição de saúde pode inviabilizar que a cirurgia seja bem sucedida.

     

    Pós Operatório

    Também é preciso cuidados com a escolha das medicações que serão utilizadas no pós-operatório. Por isso, é essencial saber qual a medicação de uso contínuo do paciente e estudar quais medicamentos podem ser utilizados sem prejudicar sua saúde.

     

    Antes de realizar qualquer procedimento, o cirurgião dentista necessita fazer a investigação sobre o quadro geral de saúde de seu paciente, e isso já faz parte do dia a dia da profissão. Mas vale ressaltar que o aumento acelerado de pacientes hipertensos trouxeram a necessidade de se manter atento e atualizado em relação aos tratamentos e procedimentos para pacientes nesta condição.

     

     

    Gostou da matéria de hoje? Caso tenha alguma sugestão de pauta para o nosso Blog, entre em contato pelo site ou por nossas redes sociais: Facebook e Instagram.